Sociologia Da Fotografia E Da Imagem

Author: José de Souza Martins
Publisher: Editora Contexto
ISBN: 9788572440332
Size: 37.42 MB
Format: PDF
View: 7598
Download
Neste livro, o autor mostra como a Sociologia e, também, a Antropologia podem encontrar em fotografias e imagens indícios de relações sociais, de mentalidades, de formas de consciência social, de maneiras de ver o mundo, de nele viver e de compreendê-lo.

Conversas Com Soci Logos Brasileiros

Author: Elide Rugai Bastos
Publisher: Editora 34
ISBN: 9788573263619
Size: 50.86 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 2320
Download
Em 'Conversas com sociólogos brasileiros', vinte e um dos principais expoentes das Ciências Sociais brasileiras narram suas trajetórias de vida pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que discutem problemas fundamentais da teoria e prática sociológica no Brasil e no mundo. A importância central de Florestan Fernandes, seguido por Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, que inauguraram os estudos sociológicos na Universidade de São Paulo, a fundação do Cebrap e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação nas várias instituições de ensino do país são alguns dos tópicos que perpassam quase todas as entrevistas. A ditadura militar implantada em 1964 é também tema recorrente, uma vez que marca de forma indelével os destinos de praticamente todas as gerações de intelectuais aqui reunidos. Dos estudos fundadores, preocupados com a questão da identidade nacional e com a sistematização da disciplina como ciência, até as linhas mais recentes de análise microssociológica, os depoimentos deste livro abordam as origens, a evolução e as atuais tendências da sociologia brasileira, compondo um painel de grande interesse para todos os que se interessam pela história e pelos rumos do país. Os entrevistados são - Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, Juarez Brandão Lopes, Gabriel Cohn, José de Souza Martins, Luiz Werneck Vianna, José Carlos Durand, Benicio Viero Schmidt, Sergio Miceli, Elisa Reis, Brasilio Sallum Jr., Reginaldo Prandi, Renato Ortiz, Glaucia Villas Bôas, Maria Arminda do Nascimento Arruda, José Vicente Tavares dos Santos, César Barreira, Ricardo Benzaquen de Araújo, Ricardo Abramovay e Ricardo Antunes.

Der Mythos Sch Nheit

Author: Naomi Wolf
Publisher:
ISBN: 9783499195129
Size: 32.65 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 271
Download
Inhalt: 1. Der Schönheitsmythos, 2. Arbeit, 3. Kultur, 4. Religion, 5. Sex, 6. Hunger, 7. Gewalt, 8. Über den Schönheitsmythos hinaus, Anmerkungen und Quellenhinweise.

Hist Ria Sociologia

Author: Flávio Saliba Cunha
Publisher: Autentica
ISBN: 8582172206
Size: 55.59 MB
Format: PDF, Mobi
View: 6307
Download
"Bem ou mal, Sociologia e História sempre se apropriaram dos esforços particulares uma da outra. A primeira incorporando as múltiplas interpretações dos historiadores sobre a vida política, social e econômica no passado; a segunda se utilizando de métodos e conceitos esboçados pela Sociologia. Acontece que o sociólogo, ao tentar preencher eventuais lacunas historiográficas em termos de explicações estruturais, arrisca-se a fazer má história, enquanto o historiador que recorre ao instrumental sociológico para sanar tais lacunas pode revelar-se mau sociólogo, entre outras razões, por incorporar conceitos imprecisos, tais como o de estrutura. Se admitimos que História e Sociologia são disciplinas complementares e interdependentes, mas que ambas enfrentam crises de ordem epistemológica que dificultam o diálogo entre elas, resta-nos lembrar que a superação desses problemas se afigura como condição indispensável ao desempenho solidário de suas respectivas funções, como diria Durkheim."

Est Tica E Sociologia Da Arte

Author: Walter Benjamin
Publisher: Autêntica
ISBN: 8582178611
Size: 72.44 MB
Format: PDF
View: 2676
Download
"Com a fotografia, a mão liberta-se pela primeira vez, no processo de reprodução de imagens, de importantes tarefas artísticas que a partir de então passaram a caber exclusivamente aos olhos que veem através da objetiva." Walter Benjamin se aplica ao significado desse advento e destaca a ironia dialética, pondo em questão os fundamentos da obra de arte ao possibilitar sua reprodução em massa – que reforça-lhe o caráter mercadológico. O processo fotográfico extrapola o âmbito comercial e ganha teor artístico. O vício da ocularidade herdado dos gregos passa a ter condição técnica. Benjamin ilumina o ponto de inflexão, o início da nova curva crescente. Hoje se vislumbra no que resulta. Em casa, no trabalho, na escola, na rua, por toda parte, olhos fixos em telas, telinhas, telões. A preponderância da visão sobre os outros sentidos, exponenciada pelo avanço da informática, atinge o paroxismo, preocupa pais e educadores. A sutilização substitui a materialidade; a experiência é preterida por registros e simulações. A atualidade do pensamento benjaminiano evidencia-se; o rastro supera a aura; prefere-se a reprodução ao real, como uma avó que responde a elogios feitos ao bebê que leva no carrinho: "Você não viu nada, olhe aqui!" e exibe no celular a foto da mesma criança. Beatriz Magalhães

Imagin Rio Brasileiro E Zonas Perif Ricas

Author: Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz
Publisher: 7Letras
ISBN: 9788575771570
Size: 72.16 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 6889
Download
Multidisciplinary works developed in the research postgraduate program of Studies of Images and Cultural Representations from the UFRJ analyzing the complex sources of visual imagery in Brazil. Represented on one side by the heteroclitic images that result from the mass media, advertising and the sign polyphony of the urban centers, and on the other side by the visual significance of the archaic and polychromatic code network that make up the popular artistic creations from diverse regions in Brazil.

Die Helle Kammer

Author: Roland Barthes
Publisher:
ISBN: 9783518224489
Size: 48.39 MB
Format: PDF, ePub
View: 2011
Download

Por Uma Sociologia Do S Culo Xx

Author: Josué Pereira da Silva
Publisher: Annablume
ISBN: 9788574197197
Size: 23.46 MB
Format: PDF, Kindle
View: 5287
Download
Este livro é formado por um conjunto de textos apresentados no seminário Século XX , promovido pelo Departamento de Sociologia do IFCH como parte das comemorações dos 40 anos da Unicamp. O evento teve como temas propostos, distribuídos em seis mesas redon